Rua: Padre Estevão Pernet, 160 - Conj. 1204

Vila Gomes Cardim - Tatuapé

CEP: 03315-000 - São Paulo - SP -

Tel: (11) 2738-5448

        (11) 2738-5445

Rua: Afonso Pena, 257 - B. Santa Paula

CEP: 09541-400 São Caetano do Sul - SP

Tel: (11) 2311-5104

  • Facebook Social Icon
  • Instagram - White Circle
  • Twitter Social Icon

 

 

 

 

 

 

Próstata

A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma noz, mas pode ser muito maior em homens mais velhos. 

A função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. Logo atrás da próstata, estão as glândulas denominadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen. A uretra, que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo através do pênis, atravessa o centro da próstata.

 

 

O câncer de próstata é o câncer mais comum em homens depois do câncer de pele, cerca 20% dos homens serão diagnosticados durante a vida.

É a 2ª principal causa de morte por câncer em homens.

 

Na grande maioria das vezes, o câncer de próstata é assintomático.

Sintomas podem aparecer no câncer de próstata conforme o avanço da doença, mas estes sintomas que serão exemplificados não são específicos da doença, podem ocorrer em outras patologias.

 

Estes sintomas são:

 

Fluxo de urina fraco ou intermitente.

Vontade súbita de urinar.

Micção freqüente (principalmente à noite).

Problemas para iniciar o fluxo de urina.

Sensação de resíduo após urinar.

Dor ou ardor ao urinar.

Sangue na urina ou sêmen.

Dor nas costas, quadris persistente

Falta de ar, sensação de muito cansaço,

batimento cardíaco acelerado, tonturas

ou pele pálida causada por anemia.

 

 

Outras condições podem provocar os mesmos sintomas, somente seu médico pode correlacionar a clínica a condição patológica. Enquanto os homens envelhecem, a próstata pode ficar maior e bloquear a uretra ou da bexiga. Isso pode causar dificuldade para urinar ou problemas sexuais. A condição é chamada hiperplasia prostática benigna (HPB), e, embora não seja câncer, pode ser necessária a cirurgia. Os sintomas de hiperplasia prostática benigna ou de outros problemas na próstata pode ser como sintomas de câncer.

O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco.

 

O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.

Check-up Próstata